Boipeba

Era o último lugar da Bahia que eu fazia questão de conhecer antes de ir embora de lá... então aproveitei minha última visita de trabalho a Salvador, tirei 2 dias de folga e dei uma espichada até lá.

É uma ilha, no mesmo arquipélago que Morro de São Paulo, mais ao sul. Dizem que Boipeba é como Morro era uns anos atrás...

A chegada de barco na vila de Boipeba é linda, a vilinha é pequena e simpática. 

(chegada de barco em Boipeba)

Não é turística como Morro, não tem tantos restaurantes e pousadas... mais tranquila, tem um charme diferente. Como meu destino era a praia do Moreré (que tinham me dito que era a mais linda da ilha), fui direto pegar o meio de transporte pra lá: um trator!


A praia do Moreré é ainda menor, mais tranquila e com menos opções turísticas (lá não pega celular, não tem caixa eletrônico, não aceita cartão... lugar perfeito pra quem quer se isolar por alguns dias do mundo!). Moreré não tem vida noturna... aliás, pra andar por lá à noite é bom levar lanterna (pra chegar da minha pousada até o "centrinho" era tudo escuro, só as estrelas iluminavam o caminho!). E quem vai na temporada, tome cuidado, pois as pousadas podem estar todas cheias!

(praia do Moreré)

A praia é linda... muita vegetação na beira da praia, até chegar na areia (me lembrou as praias da Costa Rica)... uma paisagem diferente daquela só de areia e coqueiros, que estamos acostumados no nordeste... e com muita sombra! Tem umas piscinas nos corais, boas pra fazer snorkel e ver peixinhos coloridos (dependendo da maré, dá pra ir caminhando até elas)

(piscinas naturais)

(o caminho, pelo banco de areia, até as piscinas)

A pousada onde fiquei hospedada (Canto do Moreré) é um charme! Cabanas rústicas (mas super arrumadinhas e confortáveis), no meio da mata... e uma biblioteca! :)

(a biblioteca da minha pousada!)

O caminho de Moreré até a vila de Boipeba pode ser feito a pé - leva 1h e é lindo! Passa por várias praias e cruza um rio, que só pode ser atravessado na maré baixa (ouvi várias histórias horríveis de pessoas que atravessaram na maré alta)

A praia que fica no lugar onde o rio encontra o mar se chama Praia da Cueira e é a minha preferida lá em Boipeba! Deserta, paisagem linda, mar tranquilo, com algumas ondas mas muito bom pra nadar (nessa parte não tem corais)... vejam se não é um paraíso:


E chegando na vila de Boipeba, está a praia da Boca da Barra, onde outro rio encontra o mar... o rio se chama Rio do Inferno e é o rio que separa Boipeba da ilha de Tinharé (onde está Morro de São paulo).
Da Boca da Barra dá pra ver um pôr-do-sol lindo!

(praia da Boca da Barra)

(por do sol no rio)

E do outro lado da praia do Moreré, indo em direção ao sul da ilha, está a praia de Bainema. O caminho até a praia é cheio de guaiamuns (aqueles caranguejos roxos-azulados, de mangue), já que o caminho até lá passa pelo mangue! Essa também é uma praia bem deserta, onde o que mais se encontram são pescadores... todos cheios de história pra contar... Aliás, como em todos os lugares da Bahia, o povo de Boipeba é super simpático e adora conversar... ouvi várias histórias interessantes dos locais ;)

(mangue)

(caminho pra chegar em Bainema) 

(Bainema)

Recomendo Boipeba pra quem quer sossego, relaxar... mas acho que é um lugar bom pra ir acompanhado... seja em casal ou com amigos... ir sozinho pra lá só se teu objetivo realmente for se isolar das pessoas! Porque em Morro ou Itacaré tem muito mais opções de interação com as pessoas... em Boipeba a maior interação é com o mar, a natureza... e às vezes a companhia da gente mesmo cansa ;)


Comentários(2)

2 Response to "Boipeba"

  1. Anônimo, on março 20, 2012 said:

    Oi Bá!
    Estando em Morro dá pra passar o dia em Boipeba ou o melhor é ir pra dormir mesmo?

    bjs

    Luna

  2. Jocelaine, on outubro 21, 2013 said:

    Olá Bárbara, li tuas dicas sobre Boipeba e Moreré (muito úteis). Sou de Porto Alegre/RS e eu e meu marido nos interessamos em ficar na pousada Canto do Moreré, que você citou. Estou tendo dificuldade em me comunicar com o pessoal da pousada, telefone não pega, emails demorados...Gostaria de perguntar como foi tua experiência de contato com eles, foi tudo tranquilo? Vc reservou antes por telefone? Conseguia falar com eles? Fiquei um pouco insegura...quero muito ficar lá, mas quero tirar essa dúvida antes. Agradeço tua atenção. Jocelaine