Tarde de Museus em Salvador

Sábado resolvi fazer uma tarde de museus em Salvador: saí de casa caminhando, passando pela Graça, Vitória, Campo Grande, até o Solar do Unhão (na avenida do Contorno)


Comecei pelo Museu Rodin [A], no Palacete de Artes, na Graça
O acervo é composto de esculturas do Rodin em gesso, expostas em um casarão lindo e antigo, com um jardim muito gostoso e um café todo chique.
Descobri que Rodin quebrou o conceito de obra pronta e incompleta... o importante é que a obra consiga passar o sentimento que quer passar. Por isso a maioria das esculturas dele não tem alguma parte do corpo (cabeça, braços, etc.)
Além disso, ele fez várias versões da mesma escultura (o Pensador, por exemplo, tem várias réplicas feitas por ele mesmo)... ele fazia maquetes, versão reduzida, versão ampliada, etc... então não se espante ao ver vários Pensadores originais pelo mundo ;)

Segui pela rua da Graça até o Corredor da Vitória (uma rua muito linda, um túnel de árvores muito verdes), onde há vários museus.

Entrei no Museu de Arte da Bahia [B].
Ali estão expostos vários móveis antigos, pinturas de Salvador da época da chegada dos portugueses, alguns mapas da Baia de Todos os Santos, além de algumas exposições temporárias.
Adorei os quadros de como era o Porto da Barra (aquela praia que fica aqui pertinho de casa) há 500 anos!

Passei ainda na frente do Museu Geológico da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto, o Instituto Goethe e o Cinema do Museu. Não entrei em nenhum deles, mas foi legal descobrir que tem tanta coisa no Corredor da Vitória!

Depois cruzei o Campo Grande e dei uma passada no TCA (Teatro Castro Alves) [C], pra ver a programação do Festival Internacional de Artes Cênicas (FIAC), que está acontecendo essa semana em Salvador... e comprei ingresso pra uma peça.

De lá desci até a Avenida do Contorno e fui no Solar do Unhão [D], um antigo casarão dos senhores de engenho que hoje abriga o Museu de Arte Moderna.
É um casarão lindo, com um pátio que é uma delícia, uma igrejinha, um pátio de esculturas, uma prainha e uma árvore linda (que dá vontade de construir uma casinha na árvore e colocar um balanço).
Nos subsolos da casa, onde antes viviam os escravos, hoje tem um café todo bonitinho, com uma vista linda da baía.
Dei uma volta pelo museu, assisti o por-do-sol (sim, do Solar dá pra ver um lindo por do sol na Baía de Todos os Santos, atrás da Ilha de Itaparica) e depois fiquei por lá pra curtir o Jam no MAM, que acontece todo sábado: musica ao ar livre, no pátio que fica na beira do mar... tem uma banda residente e o palco é aberto a músicos profissionais e amadores... 
Sonzinho massa, cervejinha, gente legal e um clima muito agradável! Ótima forma de encerrar minha tarde de museus!

Comentários(4)

4 Response to "Tarde de Museus em Salvador"

  1. Julie P. , on outubro 25, 2011 said:

    Massaaaaaaaaaaaaaaaa
    Fiz este mesmo roteiro há 3 semanas atrás. Muito gostoso mesmo.
    Sobre Rodin sugiro o filme "A paixão de Camille Claudel", ela era amante de Rodin e quem fazia a maioria das obras dele e ele assinava (descaradooo) e irá entender o porque também das obras inacabadas, não foi "acaso". (rsrsrrs)
    Boa dica!!!!

  2. Bárbara, on novembro 21, 2011 said:

    legal, Julie, boa dica! ;)

  3. Deco, on fevereiro 29, 2012 said:

    Rapais,

    Salvador tem MUUUUUUUUUUUITO museu!
    Mas esse trecho Graça-Vitória-Campo Grande é fantástico! Acoplados aos museus, há diversos cafés (com vista maravilhosa pra baía de Todos os Santos) e cinemas de arte.

    Até hoje não conheço a pérola Museu de Arte Sacra, que fica perto da praça Castro Alves.

    Outro que somente soube recentemente é o Museu do Azulejo, que fica embaixo, perto da Igreja da Conceição da Praia.

    O Centro Histórico (que engloba Pelourinho, Carmo, Santo Antônio, talvez Saúde) é outro lugar repleto de museus. De cada casarão ou igreja pode despontar um. Como eu gosto de foto antiga (mas descaradamente ainda não fui), o Museu Tempostal (http://goo.gl/vZVLz) reúne 45 mil (!) imagens (postais, fotos) antigas da Bahia!

    Veja aqui um guia de museus "seção 'Museus'": http://www.saltur.salvador.ba.gov.br/home.php

    A gente tá muito bem servido de museus, acima da média. O que falta é abrirem em dias e horários acessíveis ao público soteropolitano.

    E acho que ainda cabem vários museus, como um bem interativo sobre Raul Seixas. O de Jorge Amado também poderia ser maior, ter um boneco de cera dele e um "remake" de suas obras em tamanho real para que as pessoas pudessem passear e interagir mais. Ah, ideia é o que não falta!

  4. Bárbara, on março 11, 2012 said:

    é, Deco, Salvador tem mesmo muito museu massa!! Esse trajeto que eu fiz é bem comum, mas eu ainda não tinha feito... e gostei muito!!

    Mas é claro que faltou eu conhecer muuuito museu em Salvador... terei que voltar! ;) hehe