É carnaval em Salvador

Hoje eu acordei e parecia que um trio elétrico tinha me atropelado... (alguém anotou a placa?) Também pudera, foram 7 dias seguidos pulando em média 10 a 12 horas por dia!!

O carnaval de Salvador é considerado a maior festa popular do planeta! Junta mais de 2 milhões de foliões pelas ruas, traz mais de 550 mil turistas para a cidade, emprega mais de 200 mil pessoas... tudo isso para animar mais de 100 horas de muita música, alegria e diversão!


Sim! O carnaval de Salvador é muito divertido! São 3 circuitos: Batatinha (no Pelourinho), onde passam mais os blocos de carnaval "às antigas", tocando marchinhas; Osmar (no Campo Grande), onde passam os blocos mais tradicionais e os blocos de afoxé; e Dodô (na Barra/Ondina), onde passam os cantores mais famosos Brasil afora. No Campo Grande a maioria dos foliões são soteropolitanos... e na Barra/Ondina fica a maior concentração de turistas (e, em consequência, tem mais camarotes e mais policiamento). Tanto no Dodô como no Osmar, os trios duram uma 5 a 6hs para fazer todo o percurso!

(Circuito Dodô)

(Circuito Osmar)

(Ah, Dodô e Osmar foram os caras que inventaram o trio elétrico e por isso dão nome aos circuitos. Leia mais)

Pra se divertir no carnaval há basicamente 3 opções: camarote (ficar lá na tranquilidade, sentadinho, tomando umas e vendo os trios passar - lá no alto), bloco (comprar um abadá e sair dentro da corda, atrás do teu trio preferido) ou pipoca (ficar perambulando por aí, no meio da multidão, curtindo o que tu bem entender). As primeiras opções custam caro (entre uns 120 e 800 reais por noite)... então eu fui todas as noites na pipoca! E tenho certeza que me diverti mais que muita gente que tava em camarote! ;)
Aliás, o único "abadá" que comprei foi uma máscara, pra sair no bloco dos Mascarados, que é grátis (só tem que ter máscara) e que saiu com Lenine e Gerônimo!
Assim, pra quem pensa que carnaval em Salvador é caro, fica a dica: saia na pipoca e gaste só com a passagem de ônibus pra ir e voltar pra casa e com muita água! (não tome muita cerveja porque, como quase não tem banheiro químico, não é bom ter que ir no banheiro toda hora...)

Pulei TODAS as noites! De quarta (o pré-carnaval, quando a banda Habeas Copos passa pela Barra tocando marchinhas do tipo "O jardineira porque estás tão triste" e "As águas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar" e etc.) até terça (ontem), quando termina a programação oficial. A programação oficial aqui vai de 5a a 3a!

Eu pulei atrás de Ivete (e vi ela de pertinho, quando ela saiu de dentro do trio por uma portinha quase na minha cara), atrás de Daniela Mercury (a rainha do carnaval e responsável por fazer o ritmo "axé" se espalhar pelo Brasil)... Vi passar Cláudia Leite, Cheiro de Amor, Jammil, Timbalada, Leva Noiz (os malditos que inventaram a música da Mulher Maravilha e que tocam essa música durante 4 das 5 horas que passam pela avenida), Netinho, Banda Eva, Chicabana, Tomate, Alexandre Peixe, Exalta Samba, André Lelis, Asa de Águia, Margareth Menezes, Parangolé, David Guetta (sim, carnaval daqui também tem música eletrônica) e mais uma porrada de gente que não faço idéia quem eram...


Também fiquei esmagada na corda do Chiclete com Banana (dica número 1: nunca fique na corda do Chiclete!! Veja eles passarem de longe!! O pessoal que vem na pipoca é violento e vem empurrando todo mundo e comprando briga!!)... ah, pra quem ficou preocupado comigo, calma: eu fiquei atrás de um vendedor de cerveja, sentada no isopor dele e ele me protegeu!
E também passei meu pior momento do carnaval no circuito do Campo Grande, quando subia a avenida Sete de Setembro e vinha na direção contrária o bloco "Traz a Massa", com Psirico (já imaginou o tipo de gente que vinha com eles né? A Massa!!) Foi horrível! Não tinhamos pra onde fugir! Me escondi atrás de uma parede de "Filhos de Gandhy" (ver abaixo) e fechei os olhos e o nariz quando eles jogaram spray de pimenta na galera!! (sim, até isso teve!!) Dica número 2: nunca, JAMAIS, em sua vida, esteja na 7 de setembro quando passar Traz a Massa!!

Mas calma! Fora isso o carnaval é bem mais tranquilo do que eu imaginava... eu levei celular todos os dias, não fui roubada, não passaram a mão na minha bunda... só levei uns pisões, apertões e empurrões... coisas de quem tá no meio da multidão... como em qualquer show por aí! E a polícia aqui age super rápido! Era só começar a confusão e os caras vinham correndo, separavam a briga, imobilizavam os caras e levavam eles embora.
Ah, e eu saí sozinha vários dias... teve um dia que fiquei na rua 16hs... e a maior parte delas sozinha, perambulando por aí! E nada me aconteceu! É só saber onde dá pra ir e, claro, se cuidar ;)

Pra quem pensa que Bahia é só "rebolation", "tchubirabirom" e "mulher maravilha", não se preocupe! Aqui também tem música boa! :) Além do axé (Ivete, Daniela, Chiclete), tem os grupos afros (ou afoxés). São grupos de percussão, incríveis! O mais famoso deles, vocês devem conhecer: Olodum! ;) E sim, ver o Olodum ao vivo é lindo! E estar no meio dos tambores é melhor ainda!! :)
Além do Olodum tem o Ilê Aiyê, o bloco afro mais antigo da Bahia. Não consegui vê-los no carnaval (eles saíam só no circuito do Campo Grande e eu tava com trauma de lá), mas fui num ensaio deles no Curuzu (sim, lá onde a Daniela canta: "Quem é que sobe a ladeira do Curuzu? E a coisa mais linda de se ver? É o Ilê Aiyê") Adorei!

E tem também os Filhos de Gandhy. Eles são um bloco só de homens (antigamente só negros, agora pode sair qualquer homem), que sai para pregar a paz mundial. Passam pela avenida jogando milho branco e alfazema nas pessoas... e formam um tapete branco, já que são milhares! Se vestem com uma túnica branca, turbante e muitos colares. Esses colares, originalmente, eram presenteados para desejar a paz para as pessoas... hoje os gandhys jovens trocam os colares por beijos! Achei legal vê-los passar e gostei da presença deles no meio da muvuca, porque em geral eles me protegiam das brigas! :)


O carnaval também foi palco de uns encontros muito legais! 
Vi Daniela Mercury cantando com Gilberto e Preta Gil na "Varanda Elétrica" do Camarote 2222. Vi Moraes Moreira e alguns dos Novos Baianos, vi Carlinhos Brown e Timbalada...

(com Gilberto Gil ao fundo)

E meu ponto alto do carnaval foi quando seguia o bloco mais legal do carnaval 2011! Como o tema desse ano era a Percussão, Carlinhos Brown montou um bloco com 300 percussionistas, juntando Timbalada, Didá (um grupo feminino de tambores), Olodum, Cortejo Afro (outro afoxé) e a banda do Gandhy. Cantaram músicas de todos eles... os tambores eram contagiantes e eles passando na rua (caminhando e não em cima do trio) era lindo!! E eu tava na pipoca, mas acabei ganhando um abadá de um tiozinho muito legal da banda do Gandhy... então, com abadá, eu podia circular no meio dos tambores!! Dancei com a banda do Gandhy e com os caras do Cortejo Afro, vi os malabarismos dos caras do Olodum (e segurava a baqueta deles enquanto eles levantavam os tambores para tocar no ar!), toquei tambor com o Olodum e com a Timbalada!! E no fim ainda veio o Carlinhos Brown jogando pétalas de rosa em todos os percussionistas para abençoá-los... e eu também fui abençoada! Adorei!! :) 
(aqui dá pra ver um pouquinho de como foi esse bloco)

Agora acho que também posso dizer que tenho, como os baianos "Deus no coração e o diabo nos quadris"

Comentários(0)

0 Response to "É carnaval em Salvador"