Bárbara (não) curtiu isso!

Como sempre, depois de um tempo morando em uma cidade nova, vem o post sobre as coisas que eu gosto e não gosto na cidade! (acho que algumas coisas de Salvador estão atreladas ao fato de ser verão e quase-carnaval... então posso mudar de idéia quanto a alguns dos pontos... e me dou o direito de fazer outro post desses no futuro)

Gosto:
* de morar na praia! O mais próximo de "praia" tinha sido quando morei a 2 quadras da rambla em Montevideo... mas era o Rio da Prata e não o mar... Agora tenho a Baía de Todos os Santos a 1 quadra de casa... com direito à banho de mar no final do dia e chimarrão com por-do-sol no mar (e com as pessoas aplaudindo quando o sol se põe! acho o máximo!)!

* de tomar banho de mar à noite! A praia aqui na frente de casa é o Porto da Barra, eleita a terceira melhor praia do mundo (não sei se concordo, viu?). A água do mar é transparente, cristalina! E é uma piscina, então nadar nela é uma delícia! E, como tem bastante iluminação, as pessoas ficam na praia até tarde da noite... e, claro, entram no mar! Já tomei banho de mar ali às 23hs e já fiquei na praia até 1h da manhã! Adoro!

* do quão amigáveis as pessoas são! Tu tá na parada de ônibus e alguém puxa conversa, vai pra praia sozinha e pede pra alguém cuidar das tuas coisas (e a pessoa cuida mesmo! a ponto de, se ela mudar as coisas dela de lugar pra ficar em um lugar mais seguro, leva as tuas também), tá na praia e alguém vem, puxa conversa... tu descobre que a pessoa trabalha em algo parecido com o que tu faz, a pessoa te dá o contato dela, te passa contatos... Isso fora o fato de que sempre que eu saio sozinha à noite, acabo conhecendo gente, me enturmando em grupos de desconhecidos... :) É muito fácil conhecer gente, puxar conversa, fazer amigos... e todo mundo te ajuda, dá informações...
Claro que às vezes mesmo pra mim eles são amigáveis demais! Eles mal te conhecem e te chamam de amigo, se tu é amigo, já chamam de primo ou irmão... tu nunca viu na vida, eles querem teu telefone...

* de encontrar pessoas conhecidas em qualquer lugar! Eu acho o máximo que toda vez que eu saio, encontro pessoas conhecidas! Estou andando pelo pelourinho e ouço "Bárbara!" Viro pro lado, é um guri que eu conheci no dia anterior... mas ele me cumprimenta como se fosse um velho amigo... Estou em uma festa, no banheiro e uma mulher "Tu não é Bárbara, amiga de Felipe? Eu sou tia de Felipe!" (e sim, eu tinha conhecido ela no fim de semana anterior)... Saio pra almoçar com o pessoal da ONG parceira nossa aqui e no caminho um guri me para e me cumprimenta "e aí, gaúcha?"... eu tinha conhecido ele 2 dias antes, em um barzinho que saí com outros amigos... enfim... me sinto super popular aqui!! hehe

* da diversidade... cultural, religiosa, étnica, etc, etc... Salvador tem de tudo: brancos e negros, terreiros e igrejas do reino de Deus, pagode e afoxé... tem festival de teatro em um prédio histórico e show de axé no parque aquático... tem tambores batucando pelo pelourinho e encontro de compositores em um teatro... Opções para todos os gostos! Adoro!

* do orgulho de ser negro! As músicas cantam "eu sou negão", "a cor da minha pele", etc... e as pessoas dançam, felizes e orgulhosas da sua cor... o Ile Aiyê (bloco tradicional negro) elege a cada ano a "Deusa do Ébano" em sua "Noite da Beleza Negra", uma grande festa em um dos bairros com grande população negra... em nosso processo seletivo fizemos uma atividade onde as pessoas diziam algo sobre elas e todas as que se identificassem com aquela frase, se levantavam... alguém disse "Eu sou negro" e TODOS se levantaram (mesmo que para mim muitos deles fossem mulatos ou brancos). Acho muito legal esse orgulho e valorização do negro, das raízes, da cultura negra! E para nós do sul, que temos muito preconceito... saibam que tem muitos negros lindos aqui!
(só não gosto quando rola o preconceito ao contrário... "tadinha... tão branquinha" ou "ah, mas é porque tu é branca!")

* da vida ao ar livre! O programa para a tarde? pegar uma praia... Fim de tarde? Um sorvete na Praça da Sé, vendo o sol se por atrás do Elevador Lacerda... Início da noite? Comer um acarajé e tomar uma cervejinha sentado em uma mesinha ao ar livre, no largo do acarajé mais famoso da cidade... E depois? Que tal um show de graça nas escadarias de uma igreja no Pelourinho?
Salvador tem muita vida ao ar livre! Nada de lugares fechados, pequenos e abafados... nada melhor que aproveitar o verão, o calor e o cheiro de mar... ao ar livre! :)

* da variedade de frutas e comidas... Toda sexta-feira é dia de comida baiana nos restaurantes... moqueca, vatapá, caruru, farofa de dendê... adoro! Em toda esquina tem alguém vendendo as frutas da estação... jambo, pinha, umbu, siriguela, jaca... E que tal comer um caranguejo ou comer um pastel de camarão acompanhado de uma "cajaroska" (caipiroska de cajá)? Ou tomar um suco de cacau com leite? Não sei como ainda consigo emagrecer nessa cidade! ;)

Não gosto:
* da sujeira de Salvador! Salvador fede! O cheiro característico da cidade é uma mistura de mijo com lixo apodrecendo a céu aberto... E o lixo, jogado pelas ruas, é povoado de animais como ratos e baratas...
Isso sem falar da sujeira das praias!! Não vá ao Porto da Barra em um sábado à noite! A praia estará cheia de latinhas, cocos, copos plásticos, palitos de picolé, garrafinhas d'água e bitucas de cigarro! E se tu tentar nadar no mar, terá que conviver com o lixo boiando ao teu lado... Incrível como o povo não cuida o que tem de mais lindo na cidade: o mar!!

* do transporte público! Tu quer pegar um ônibus para o lugar X. Chegue na parada com pelo menos meia hora de antecedência, porque o ônibus que passa a cada 10min pode levar mais de 40 pra passar (se é que tu sabe a frequência dos ônibus... eu ainda não descobri!). Aí, quando o ônibus parar, grite para o cobrador "passa no lugar X?" porque, por mais que esteja escrito na plaquinha, ele pode não passar onde tu está imaginando... Aí entre no ônibus e reze para ele fazer um caminho que não faça taaaantas voltas pela cidade (a maioria dos ônibus faz umas voltas gigantes antes de te levar ao teu destino)... ah, tudo isso se o motorista não resolver passar reto quando tu fizer sinal para ele parar!

* da poluição sonora! Pra começar, que fique bem claro: eu adoro música! Só que eu gosto de eu escolher que música eu quero ouvir, a que hora e a que volume! Tentando dormir, 23hs, e os vizinhos fazendo aquela festa "vou não, quero não, posso não..." Ou aquele dia que resolvi dormir até mais tarde e a academia começa a aula de power jump, com música no último volume... as 7h da manhã! E na praia... querendo tomar um solzinho e ler meu livro... e o pessoal ouvindo "toma negona, toma chupeta..." Ou ainda quando, além dessa música alta, o vizinho do guarda-sol do lado liga no seu celular "5hs da manhã, você quer ligar pro boi..." Será que tem alguma praia em Salvador onde eu possa deitar na areia e não ficar ouvindo música dos outros?

* da insistência e o assédio dos baianos! Tenha cara de turista e chegue no Pelourinho... dezenas de pessoas virão tentar amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim no teu braço! Resista, pois se eles conseguirem, por mais que digam que é um presente, irão cobrar! Sente-se na praia por 15min... passarão por ti um vendedor de queijo coalho, um de caldinho de sururu, 2 hippies vendendo brincos, uma mulher vendendo óleo bronzeador e água oxigenada (caso tu queira clarear os pelos aproveitando o sol), um cara vendendo óculos escuros (por mais que tu esteja usando um), 2 baianas oferecendo acarajé, um vendedor de picolé, 5 vendedores de água e cerveja... e 7 catadores de latinha, perguntando se tu já terminou a cerveja e a lata já está vazia! Sério, me deixem em paz!!! A frase que mais falo aqui na Bahia é "não, obrigada!"... que saco!
Fora que a insistência deles se manifesta de outras formas também... como o cara da TIM que quer te vender o plano X e tu quer comprar o Y... tu vai fazer perguntas sobre o plano Y e ele vai continuar te respondendo sobre o X, como é bom e como tu deveria comprá-lo... ah, e é claro, homem baiano é o bicho mais insistente quando ele resolveu que quer te beijar... ele pode passar a noite inteirinha te importunando se tu não for bem clara e direta: NÃO! SAI!

* da (má) qualidade do serviço! Esse ponto não pode ser generalizado, já que tem lugares e pessoas que te atendem super bem, fazem as coisas do jeito que tu pede e te servem direitinho... agora também tem o caso do cara te prometer a entrega de algo que tu comprou para 5 dias úteis... e tu ficar esperando por 20! Ou aquele que te diz que algo custa um preço e na hora de cobrar era mais ("ah, porque tu pediu desse jeito"... então avisa que o que eu pedi vai custar mais!) Ah, e principalmente o fato de sempre tentarem me cobrar mais caro porque tenho cara de gringa! (agora já tô mais esperta, porque sei o preço das coisas e faço eles me cobrarem o quanto as coisas valem!)

Acho que muitos outros "gostos" e "não-gostos" ainda virão... quando acumular mais alguns, faço um novo post! :)

Comentários(0)

0 Response to "Bárbara (não) curtiu isso!"